Município obtém bom índice no Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação e referente a 2011, mostrou que a educação municipal de Guabiruba atingiu índices maiores do que a meta prevista para 2013. Nas séries iniciais, o índice do município foi de 6,2, enquanto a meta para 2011 era de 5,8 e a de 2013 de 6,1.
As séries finais ficaram dentro da meta prevista para o ano, com 4,5. Os índices mais altos foram registrados na Escola Municipal Padre Germano Brandt, que atingiu 6,7 nas séries iniciais e 5.1 nas finais. A secretária de Educação, Iracema Catarina Conceição Becker, atribui o resultado a vários fatores.
"Temos professores capacitados periodicamente, graduados e em formação, equipes de apoio, reforço escolar, atendimento especializado, projetos de atividades complementares que vem somar no processo de ensino aprendizagem. Não sofremos com superlotação de salas de aula ou nas escolas. Esse índice é resultado também do esforço, do amor e da dedicação dos nossos professores", destacou a secretária.
Outro ponto destacado por ela diz respeito à municipalização do ensino, que tem auxiliado nesse processo. O Ideb foi criado para medir a qualidade do ensino nas escolas da rede pública e é feito desde 2005, sendo que os dados são divulgados a cada dois anos, sempre no ano seguinte à pesquisa por causa da análise dos dados. Os índices de Guabiruba podem ser consultados no link http://ideb.inep.gov.br.